quinta-feira, dezembro 31, 2015

Heráldica Bracarense


1594 - Mapa de Braga (por Georg Braun):cantos superiores com brasões bracarenses da época



No inicio do séc XVII, pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles é aberto novo selo para a Câmara Municipal, acompanhando o cabido na representação heráldica.

1697 - Frontispicio do Livro Constituições Sinodais do Arcebispado de Braga:



Data desde o início do século XVIII uma alegoria personificando Braga. Trata-se de uma mulher "vestida à trágica", com uma mão sobre a cabeça e outra segurando uma miniatura da Sé Primaz, que era o símbolo da cidade. Apoia-se num escudete onde se pode ler a sigla B.A.F.A., que significa "Bracara Augusta Fidelis et Antiqua" (Braga Augusta Fiel e Antiga), que foi o lema oficial da cidade.
Esta alegoria pode ser vista encimando o Arco da Porta Nova, a entrada triunfal na cidade dos Arcebispos, mas encontra-se replicada no edifício da Câmara Municipal, quer na escadaria, quer no salão nobre.
Esta curiosa figura que representa a cidade de Braga é uma alegoria barroca que foi colocada inicialmente na arcada, e que foi trazida para o Arco da Porta Nova no momento em que foi inaugurado em 1771.



No final do séc. XVIII, é novamente alterado pelo cabido que manda abrir duas matrizes em aço, reproduzindo a fachada da catedral, igualando-se as representações do cabido com as do município.


Tecto da Câmara Municipal de Braga:




Após o ano de 1882. o Município principiou a usar somente o escudo Nacional e Real.

Brasão representado na Histórica de Portugal de A.P. Chagas (final séc. XIX):



1910 - Com a proclamação da República, durante algum tempo, utilizou o selo sem coroa.

1914 - Emblema e Bandeira do Sporting Clube de Braga (com mitra)




Nota: porque é que a teoria do SCB fundado a 1921 não utiliza um emblema com a mitra?



O Escudo e a Bandeira actuais, inspirados no selo de lavra de D. Afonso II, usam a sua chancelaria, a bula de chumbo em amêndoa que figura no primeiro Brasão Português.


Em fundo branco, com orla azul assenta o brazão. A imagem de Santa Maria Bracarense, vestida com uma túnica de púrpura e manto azul cerúleo, está de pé entre duas torres de prata riscadas a negro. 



This page is powered by Blogger. Isn't yours?