sexta-feira, abril 24, 2020

Cronologia do Futebol em Braga

1892 - primeira referência a um "Jogo da Bola" em Braga (Maximinos).

1910 - referência a um jogo de futebol no âmbito das Festas de S. João de Braga.

1913 - primeira foto de um jogo de futebol disputado em Braga na actual Praça Conde de Agrolongo, junto à Igreja do Pópulo, entre o Foot-Ball Club de Braga e o Sport Club do Porto.


1914 - Realização de um Campeonato de Foot-Ball entre equipas de Braga e Porto designado de Taça Universal: Foot-Ball Club Braga "B" vs Sporting Porto ; Estrella FC "B" (Braga) vs Nova Pátria FC ; Estrella FC "A" (Braga) vs FC Carvalhido e Foot-Ball Club Braga "A" vs Universal SC.

1914 - Entrega dos Estatutos do Foot-Ball Club de Braga no Governo Civil.

1914 - Anúncio de Match de Foot-Ball no cartaz das Festas de S. João de Braga.

1914 - 16 de Setembro: Os jornais Echos do Minho e Jornal de Notícias noticiam o nascimento de um novo clube e respectivos orgãos sociais designado SPORTING CLUB DE BRAGA









1915 - Estrella Foot-Ball Club passa a designar-se Sport Lisboa e Braga depois de negociações com o Sport Lisboa e Bemfica.

1915 - Inauguração do Campo das Golladas com um jogo disputado entre Foot-Ball Club de Braga e Sport Lisboa e Braga.


1915 - Festas Desportivas várias no Campo das Golladas






1915 - Foot-Ball Club de Braga, Sport Lisboa e Braga e Minho Sport Club tentavam organizar a criação da AF Braga.

1916 - Fundação em Braga do primeiro semanário do Norte do país dedicado ao Desporto designado "Norte Desportivo". Notícia de um resultado de 7-1 entre o SL Braga e o FC Braga.



Até 1916 - Notícias várias sobre outros clubes de futebol como: Maximinos FC, GD Juventude Catholica, Vencedor Spor Club, Sport União Club, Minho Sport Club, Foot-Ball União do Minho e Liberdade FC (Cónega).

1919 - Brochuras comemorativas de aniversário entre 1934 e 1936 apontam 1919 como ano de fundação do Sporting Clube de Braga. Numa das brochuras, o Presidente Felicíssimo Campos tece uma nota de homenagem a título póstumo a João Lopes Azevedo, um dos fundadores do Sporting Club de Braga em 1914: "Se vivesses, terias sido um defensor, um grande defensor - leal, desinteressado e apaixonado - das tuas cores." De acordo com esta dedicatória emocionada do Presidente Felicíssimo Campos, no renascimento a 1919, é bastante credível a possibilidade de reutilização das cores vermelha e branca que remontavam à origem do Clube a 1914.


 (Notícia sobre a "refundação" a 23.11.1919)

O emblema nas capas segue o raciocínio do emblema que estaria em vigor pelo menos desde 1921 (senão antes). O escudo bi-partido com branco à esquerda e vermelho à direita e as duas torres mas já conotado com o Brasão da Cidade incluindo a Santa Maria de Braga e os três escudos reais com as quinas.

1920 - Existência de material (galhardetes e medalhas) alusivas ao 50º aniversário do Sporting Clube de Braga festejado em 1970 incluindo uma reportagem da RTP:





1920/21(?): primeira colecção de cromos de caramelos com referências a dois clubes de Braga (SC Braga e Comercial FC):

 


1921 - 6 de Janeiro: Comércio Sport Club passa a designar-se Braga Sport Club. Nas eleições dos corpos sociais consta o nome de Celestino Lobo a Nº 2 (estranhamente tido como fundador do Sporting Clube de Braga).




1921 - 19 de Fevereiro: Entrega dos Estatutos do Sporting Clube de Braga no Governo Civil. (O Sporting Clube de Braga na actualidade celebra este ano como de fundação mas a 19 de Janeiro  - mesmo assim erradamente como facilmente se confirma no documento). O nome de Celestino Lobo não consta nos nomes deste documento pois era dirigente do Braga Sport Club (há aqui equivoco claro?).


1921 - Alegada foto de jogo com o Sport Algés e Dafundo.

No livro de comemoração dos 65 anos o autor, Barros Pereria, informa que as cores do Sporting Clube de Braga seriam verde e branco. Ora o Sport Algés e Dafundo efectivamente ainda hoje mantém cores verde e branco tendo nascido em 1915 como resultado da fusão entre o Sporting Club de Algés (possivelmente alusivo ao SCP) e o Algés Foot-Ball Club. Na foto é possível constatar que o único emblema perceptível numa camisola parece assemelhar-se ao mais antigo emblema conhecido do Sporting Clube de Braga (o escudo bi-partido com a Sé ou Castelo ao centro e a Mitra do Arcebispo).



Mais ainda, nesses mesmos Estatutos, no Capítulo XIII, o art. 48º esclarece que as cores do SC Braga são as vermelha e branca (que vai de encontro à foto que se vê acima assinalada com SCB - escudo da cidade sobre o lado esquerdo da camisola a branco):





1922 - No programa de Festas de S. João constam os jogos entre as equipas séniores e juniores do Sporting Club de Braga e do Foot-Ball Club do Porto.

1923 - A mais antiga referência conhecida a um jogo entre Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube com triunfo bracarense por 3-2. (Nota: ainda assim o SC Braga alinhou com as suas reservas pois competia no Campeonato de Portugal enquanto o Vitória SC havia sido fundado poucos meses antes).


1923 - Cerca de um mês volvido do primeiro jogo dos principais emblemas desportivos do Minho há registo de novo jogo, desta feita em Guimarães, com a preciosa informação de que o SC Braga estava associado à cor vermelha. O SC Braga poderia ter realizado estes jogos como preparação para 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal (tendo defrontado a Académica em Coimbra e perdido por 2-1) mas o mais provável seria ter novamente alinhado com as suas reservas devido à proximidade da data destes jogos.



1924 - Na primeira eliminatória do Campeonato de Portugal o SC Braga deslocou-se ao terreno do Vianense tendo perdido por 2-0.

1924 - A primeira edição "Desportiva Revista de Sport" dedica a sua capa ao Sporting Club de Braga. O director desta publicação é Celestino Lobo (que no início de 1921 era dirigente do Braga Sport Club).


Abaixo a Bandeira Vermelha e Branca do Sporting Clube de Braga exposta no Museu do Clube no Estádio Municipal de Braga.


1924 - Uma edição da "Desportiva Revista de Sport" dá conta da deslocação a Braga do Europa de Vigo para realização de dois jogos um dos quais com o Sporting Clube de Braga.

1925 - Publicação dos Estatutos do Sporting Clube de Braga. O capítulo IX, Art. 46º dá conta do escudo vermelho e branco. (Por todas as informações recolhidas e colocadas neste blog é totalmente credível a possibilidade de o Sporting Clube de Braga ter sempre equipado de vermelho e branco desde 1914).



1925 - Na primeira eliminatória do Campeonato de Portugal o SC Braga perde em sua casa com o Vianense por 1-2. Em baixo o SC Braga equipa de camisola branca e calções e meias vermelhas. O Vianense equipa de negro integral.


1926 - O SC Braga consegue ultrapassar a primeira eliminatória do Campeonato de Portugal vencendo o Vianense por 1-0 em Braga. Porém, na segunda eliminatória perde por 3-0 na deslocação ao terreno do FC Porto.




Continua...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?